Esta publicação será diferente das outras, já que nesta não iremos falar de nada... OK, isto soou mal.... O que nós queremos dizer é que só voltaremos no início do próximo ano, com mais publicações, agora sobre exemplos de animais em risco de extinção e animais extintos. Assim, lembramo-vos que a sondagem do nosso blog está aberta até à mesma data em que nós voltamos, por isso vote! A sua opinião conta! Portanto, sem nos demorarmos mais, desejamo-vos um Feliz Natal e Bom Ano Novo!
Agora que acabámos de falar sobre os continentes vamos mostrar algo que podíamos já vos ter mostrado: será que clonar animais em extinção é a solução?
Cada um de nós tem opiniões diferentes, no entanto temos de as provar através de argumentos. Através de algum esforço para encontrar algo que não fosse absolutamente inútil, conseguimos por entre as cinzas encontrar uma entrevista entre dois cientistas acerca desta hipótese. A vermelho quem está a favor, a azul o contra (esta medida). NOTA: isto é apenas um excerto da entrevista, não ela toda.
Vejam:
...não vêm o perigo inerte no que estão aqui a fazer? O poder genético é a força mais pavorosa que o mundo já viu, e vocês brincam com ela como se fosse um brinquedo!
Por favor acalme-se...
Posso!? Eu digo-vos o problema nisto!Não foi uma invenção vossa, foram vocês que foram ler trabalhos de outros, por isso se houverem problemas tiram as mãos do fogo. Antes de saberem o que era legalizaram, puseram numa caixinha bonita e agora vendem-no!
Não creio que nos esteja a dar o crédito devido! Os nossos cientistas fazem coisas que ninguém antes fez...
Mas os vossos cientistas estão tão preocupados em fazer, que nem se interrogam se devem...
Por exemplo, os condores estão em vias de extinção. Se eu tivesse criado condores numa ilha, não me importava de os congelar...
Isso é não são uma espécie que se extingue devido à desflorestação ou construcção de uma barragem. Eles tal como os dinossauros, não sofreram acção humana, ambos foram "seleccionados" pela Natureza para a extinção.
Não entendo esta atitude anti-progressista da parte de um cientista! Quando estamos à beira da descoberta, não fazemos nada?!
O que há de tão grandioso nessa descoberta... uma violação do mundo natural! A questão é controlar um ecossistema totalmente novo, com seres que não são deste século e que se vão defender de forma violenta! E vocês escolhem-nos porque são bonitos...
O mundo mudou e nós corremos para o acompanhar. Não quero tirar conclusões fortes, mas os dinossauros e Homem são seres separados por 65 milhões de anos e vocês querem juntá-los! Como sabem o que vai acontecer?
Esta semana iremos falar sobre o 2º classificado da nossa sondagem dos continentes da semana anterior a esta. Quando se fala da Oceânia a imagem de marca que nos ocorre é a imensa ilha da Austrália. Esta é a zona do planeta em que associamos animais como os cangurus, tubarões, crocodilos, avestruzes, etc. Mas para além destes existem muitos mais, inúmeras plantas e insectos raros. A Oceânia incorpora-se na Austrália, a Nova Zelândia, a Papua Nova-Guiné, e ainda inúmeras ilhas no Oceano Pacífico. A grande barreira de Coral ao longo da costa australiana tem uma das maiores concentrações de espécies marinhas do mundo (tubarões brancos, serpentes marinhas, etc). Mas, já no caso dos animais em vias de extinção, não podemos deixar de mencionar o Diabo da Tasmânia, o Ornitorrinco, etc. Neste continente existe muita preocupação muito grande pelas espécies ameaçadas pelo Homem. O Coala, o Diabo da Tasmânia e o Ornitorrinco estão a ser salvos em reservas próprias por toda a Oceânia.
Conforme foi colocado na nossa sondagem, iremos falar sobre o continente mais votado, que acabou por ser a Ásia. Na Ásia, tem havido muitos problemas na conservação dos habitas de animais com uma "ajuda" da poluição tem provocado um grande número de animais em vias de extinção. É que apesar da caça em grande quantidade, estes são os principais problemas causadores de extinção. No entanto, não vamos achar que a caça mão é nada de grave! Antes pelo contrário a grande quantidade de animais caçados - seja peles para os mercados têxteis (tigres, leopardos, etc) ou outros mercados (corno de rinoceroceronte para a medicina, marfim de elefante para os mercados das artes) ou ainda para consumo humano - os números de mortes animais têm sido catastróficos. Para a semana, iremos falar sobre o último continente a Oceânia.
O continente americano vai desde o gélido Alasca até às terras quentes da Argentina. Neste continente existe um grupo de países que têm uma diversidade única no nosso planeta. Aqui podemos encontrar a floresta amazónica, a ela associamos sempre o extenso rio Amazonas e os seus muitos animais e plantas. Mas é no norte deste continente, que existe o mais rico país do mundo: os EUA. Com a sua variedade enorme de animais e plantas, com muitas reservas naturais, (Yellowstone, Montanhas Rochosas, Deserto do Arizona, Everglades, Bacia do Mississipi...) este país tem conseguido salvar alguns animais como o Búfalo, o Puma, os Lobos, etc. Na zona central temos também de referir a importância de países como a Costa Rica, Honduras ou El Salvador (na preservação de Ocelotes, Pumas, Ursos, etc...). Na América do Sul o Brasil é de facto o país de referência para quem quer ver no seu estado selvagem o Jaguar, a Arara, o Lobo guará, o Papa-formigas, o Mico-leão, entre outros. Se estes países, de Norte a Sul, conseguirem salvar estas e outras espécies, então será uma vitória para todo o Mundo.
Este é o continente em que todos mais pensam quando a palavra animais é referida, já que muitas vezes a maioria dos animais que estão em jardins zoológicos pertencem ao continente africano (elefantes, zebras, macacos, os leões, etc.). No entanto as caças (ilegais ou não) têm vindo a diminuir o número de animais, em espécies e em habitantes, nos seus habitats naturais (florestas, savanas e montanhas deste continente. Nós (humanos) sabemos que muitas das espécies que caçamos estão em perigo de extinção, mas fazemos muito pouco para os proteger, mesmo que essa responsabilidade seja atribuída aos governos, que parecem estar mais preocupados em enganar as pessoas que em proteger estes animais (sendo esta uma das muitas razões que nos levaram a criar este blog, pois as pessoas não se preocupam com este tema). Devido a atitudes como as referidas, os animais e plantas de África recentem-se muito com esta falta de preocupação.
O continente europeu tem vindo a sofrer, ao longo dos tempos, uma enorme transformação na sua paisagem natural. Desde as zonas mais recônditas da Russia até às planicíes de Portugal é possível encontrar uma grande biodiversidade. Assim como a fauna e a flora variam do Norte para o Sul da Europa, da Europa Ocidental para a Europa de Leste, assim também há uma distribuição não uniforme nos vários países europeus. Cada país tem as suas próprias leis de conservação e protecção da vida animal. Estas leis são insuficientes o que levou à extinção do Urso-pardo e do Cavalo selvagem, em alguns países europeus. Ameaçados de extinção estão também o Lobo e o Lince ibérico, outrora abundantes em toda a floresta mediterrânica, mas que só se encontram agora em algumas reservas naturais portuguesas e espanholas. Temos muito que fazer se queremos apreciar estas e outras espécies.
O que são animais em vias de extinção? Para o leitor compreender devidamente o tema de que lhe falamos, teremos de lhe explicar qual o propósito do tema que lhe falamos. DP trata disso.
Em que situação de extinção está cada continente? Cada continente tem os seus índices de extinção, aqui diremos-lhe à lupa como estão. DP trata disso.
Exemplos de animais em vias extinção. Muitos animais estão em perigo de extinção (cerca de um quarto), vamos retratar-lhe alguns casos. PC trata disso.
Alguns animais extintos. Outros animais não viveram até aos dias de hoje, ficando pelo caminho. PC trata disso.
Clonagem de animais. Alguns cientistas estudam a possibilidade de congelar e mais tarde clonar animais em vias de extinção. DP trata disso.
Vídeo. Mais tarde, nós estudamos a possibilidade de criarmos um vídeo sobre este tema. DP e PC tratam disso.
Olá, bem-vindos ao nosso blog! Neste blog iremos dar informações semanais de como decorre o nosso trabalho (somos um grupo), e no final daremos a conhecer a versão final dele. Para já os temas que iremos tratar são o que põem em causa a sobrevivência das espécies em vias de extinção, alguns exemplos de animais nessas condições e o que poderemos fazer para impedir que mais animais sejam afectados.
Nós somos alunos do 8ºE da escola Delfim Santos. Vamos falar-vos sobre "Animais em Vias de Extinção", "Expressionismo" e "A Alemanha". Esperamos que gostem, e claro, não achem demasiado chato.