Conforme foi colocado na nossa sondagem, iremos falar sobre o continente mais votado, que acabou por ser a Ásia. Na Ásia, tem havido muitos problemas na conservação dos habitas de animais com uma "ajuda" da poluição tem provocado um grande número de animais em vias de extinção. É que apesar da caça em grande quantidade, estes são os principais problemas causadores de extinção. No entanto, não vamos achar que a caça mão é nada de grave! Antes pelo contrário a grande quantidade de animais caçados - seja peles para os mercados têxteis (tigres, leopardos, etc) ou outros mercados (corno de rinoceroceronte para a medicina, marfim de elefante para os mercados das artes) ou ainda para consumo humano - os números de mortes animais têm sido catastróficos. Para a semana, iremos falar sobre o último continente a Oceânia.
O continente americano vai desde o gélido Alasca até às terras quentes da Argentina. Neste continente existe um grupo de países que têm uma diversidade única no nosso planeta. Aqui podemos encontrar a floresta amazónica, a ela associamos sempre o extenso rio Amazonas e os seus muitos animais e plantas. Mas é no norte deste continente, que existe o mais rico país do mundo: os EUA. Com a sua variedade enorme de animais e plantas, com muitas reservas naturais, (Yellowstone, Montanhas Rochosas, Deserto do Arizona, Everglades, Bacia do Mississipi...) este país tem conseguido salvar alguns animais como o Búfalo, o Puma, os Lobos, etc. Na zona central temos também de referir a importância de países como a Costa Rica, Honduras ou El Salvador (na preservação de Ocelotes, Pumas, Ursos, etc...). Na América do Sul o Brasil é de facto o país de referência para quem quer ver no seu estado selvagem o Jaguar, a Arara, o Lobo guará, o Papa-formigas, o Mico-leão, entre outros. Se estes países, de Norte a Sul, conseguirem salvar estas e outras espécies, então será uma vitória para todo o Mundo.
Este é o continente em que todos mais pensam quando a palavra animais é referida, já que muitas vezes a maioria dos animais que estão em jardins zoológicos pertencem ao continente africano (elefantes, zebras, macacos, os leões, etc.). No entanto as caças (ilegais ou não) têm vindo a diminuir o número de animais, em espécies e em habitantes, nos seus habitats naturais (florestas, savanas e montanhas deste continente. Nós (humanos) sabemos que muitas das espécies que caçamos estão em perigo de extinção, mas fazemos muito pouco para os proteger, mesmo que essa responsabilidade seja atribuída aos governos, que parecem estar mais preocupados em enganar as pessoas que em proteger estes animais (sendo esta uma das muitas razões que nos levaram a criar este blog, pois as pessoas não se preocupam com este tema). Devido a atitudes como as referidas, os animais e plantas de África recentem-se muito com esta falta de preocupação.
Nós somos alunos do 8ºE da escola Delfim Santos. Vamos falar-vos sobre "Animais em Vias de Extinção", "Expressionismo" e "A Alemanha". Esperamos que gostem, e claro, não achem demasiado chato.